lixos pós jogo d Copa

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GRANDES TRAGÉDIAS NO JAPÃO

 
  
 
TSUNAMI TOMOKO EM MARÇO 2011 
 



    

Quem lembra da grande tragédia que atingiu a cidade de Fukushima no Japão em Março de 2011? hoje nestas cenas vamos relembrar uma tragédia que até hoje após 2 anos a cidade ainda sofre com as consequências desta tragédia, Um forte tremor devastou a cidade, um povo que sofre com grandes terremotos,  o que mais temiam os Japoneses sempre foi maremoto, e este tsunami foi um dos mais devastador ,relembro um vivido em 18 de Janeiro de  1995, Quando a cidade de kobe foi destruída, cidade da região Kansai, eu Estava na cidade de Fukushima há 8 kl de distância da grande tragédia, mais pude sentir grandes tremores, estando no quarto no andar alto , tudo balançou , o piso sofreu rachaduras, as luminária balançavam fortemente, sem luz, sem comunicação, era sensação de um apocalipse, Pensei que Jamais poderia ver novamente meus familiares, atômica!   fiquei no chão ,se saísse era pior ,pois lá fora as noticias não eram nada boas.. as sirenes avisando o riscos de grande furacões .  Hoje ao ver esta cena posso imagina o que ocorria do lado de fora da casa onde eu só me protegia através de travesseiros e lençóis por cima para não cair  objetos que pudesse  me ferir , não tínhamos a quem pedir socorro ,pois todos também precisavam dele, a Embaixada brasileira ,não dava conta de atender 1800 brasileiros desabrigados, familiares em busca de notícia!!! minha família aflita!! não se tinha comunicação.
                                                                  
                                                                       KOBE 1995


 
 
 
Era esta cena que estava do lado de fora da casa, há 8 horas de onde eu estava, mal podia imaginar tamanha tragédia que resultou em 6400 mortos, brasileiros foram 8 mortos ,menor que o último em Fukushima que totalizou 21 mil.
Crises e oportunidade, após tantas tragédias vivida por este povo, eles consegue estabelecer sua economia , mesmo com dificuldade. Hoje a cidade totalmente restruturada.