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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

UMA BOA REUNIÃO








As reuniões estão no topo da lista de coisas que mais desperdiçam tempo no trabalho, e isso ocorre por serem muitas vezes mal preparadas e conduzidas.

Corrigir o sistema de reuniões em uma empresa é compensador, mas não é fácil de ser feito. As reuniões, por sua natureza, envolvem muitas pessoas e mudar o comportamento dos outros é mais difícil do que mudar o seu próprio. Aqui estão dicas vindas de minha  experiência e de profissionais, para que você possa tornar as suas reuniões mais produtivas.

1. Identifique o objetivo da reunião - reuniões sem um objetivo determinado parecem ser inúteis. Ao estabelecer um objetivo, seus participantes passam a vê-la com mais importância e o comparecimento é maior.

2. Prepare adequadamente - Além de saber o objetivo da reunião, os participantes devem saber exatamente que informações precisam um do outro. Isto reduz o tempo das reuniões, e mais, os participantes não perdem tempo juntando informações de que ninguém vai precisar.
Outra dica: as informações úteis para todos podem ser jogadas na Intranet da empresa para que possam ser lidas antes da reunião. Assim, os participantes já podem chegar com sugestões a serem discutidas.

3. Mantenha a reunião sob controle - O presidente da reunião deve seguir uma agenda. As comunicações devem ser controladas para que o objetivo seja cumprido.

4. Seja decisivo - As reuniões devem resultar em decisões e pontos de ação determinados. Em cada decisão tenha identificados:

* O que deve ser feito.
* Quem deve fazer.
* Quando deve ser feito.

5. Distribua rapidamente a ata da reunião e mantenha as decisões tomadas - As atas costumam demorar de dois a três dias para serem distribuídas depois da reunião, o que pode fazer com que as
decisões apresentadas não sejam reconhecidas pelos membros. Designe uma secretária para fazer as
anotações em um laptop durante a reunião, desta forma os participantes vão poder ler o que foi
anotado, opinar e fazer as correções necessárias na hora.

6. Interação entre os participantes, mais tem uma situação que o líder deve observar e não deixar que os outros participantes sejam apenas ouvinte e virem um monologo, fica chato e cansativo, interrompa e seja objetivo ,que a pergunta do participante seja de um interesse coletivo.

7. no intervalo entre um  outro de qualquer resposta ,direcione as resposta de forma leve, e
ponha uma pitada de bom humor ,onde todos se sinta descontraídos sem perder a seriedade da pauta.

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