lixos pós jogo d Copa

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

GRAVAR UM CD


Dicas que muitos jovens ou pessoas anonimas desejam seguir para gravar seu CD, para uso profissional, ou para ser um CD de adoração para cantar em sua igreja.


Orientação:
1. Produtor Executivo = Alguém que acredita em você ou no seu trabalho. A pessoa que tem capital e vai investir em você. Pode ser você mesmo, seu empresário, a sua gravadora, alguém que vai financiar o custo. Enfim, é a pessoa que vai pagar a conta. Procure saber qual a verba disponível para o seu álbum.
Atenção: Não sonhe, na verdade nenhum produtor paga para você. Na verdade eles emprestam, você paga depois com a venda dos CDs.

2. Produtor Musical = Mesmo que maestro, alguém que entende de arranjos, harmonia, etc e também entende bastante sobre o lado comercial da música. A pessoa que vai trabalhar na suas músicas dentro do estúdio em companhia do mixador e vai vestir as suas músicas com arranjos magistrais. Ultimamente, artistas consagrados geralmente estão usando mais de um produtor no mesmo álbum. Conferindo certas músicas para produtores mais apropriados para aquela música.
Alguns produtores musicais cobram um por preço fixo, outros cobram por porcentagem de vendas, outros ainda cobram uma combinação de custos. É aqui que é o coração do seu álbum.
Um bom produtor pode coroar o seu CD, um mal produtor pode enterrar.

3. Compositores = os autores das músicas. As músicas devem ser negociadas junto com o autor da mesma. Música se entende por letra e melodia. Entenda uma coisa: a lei do Copyright não cobre quem canta ou toca e sim o autor da música. Ele pode passar a música que você canta, para outra pessoa assim que o contrato vencer. A música é dele. Se você não

4. Publicador (ou Empresario ) é a pessoa que vai promover o seu trabalho, correr atrás de apresentações, enfim: anunciar e promover você ou suas composições. Geralmente alguém que tem capital e conhecimento do ramo de entretenimento. Como eles são as pessoas que vão mover você para frente: te levar para gravadoras, contactar produtores musicais, encontrar locais para você se apresentar, etc.
Eles também administram as suas composições e detêm os direitos da sua música junto com você. Em resumo, ele é o seu agente.

5. Gravadora = A empresa que vai gravar o seu álbum. Tecnicamente falando, a gravadora existe para gravar o seu álbum com qualidade e apoio técnico-auditivo. Se você não tem banda, quase todas as gravadoras fornecem músicos mediante a pagamento extra.
Algumas gravadoras oferecem pacote completo, incluindo: a gravação, foto, capa, prensagem, etc.
Em meios normais, a prensagem mínima é de 1000 CDs.

6. Distribuidoras : A empresa que vai sair por ai distribuindo o seu álbum recém gravado. Levar em lojas, fazer Posters, promoção, etc.
Se você não tiver verba, você terá que fazer isso tudo sozinho.

7. Atenção: Existem varias combinações : gravadoras que produzem, empresários que tem gravadoras, produtores que gravam, etc. Você precisa se informar quando encontrar uma dessas pessoas, você precisa saber onde elas atuam especificadamente. Se você for bom, cada uma dessas pessoas relacionadas neste tutorial, vão te apresentar um contrato para você assinar, e todo contrato sempre terá pontos a favor e pontos contra. Nunca, nunca assine nada sem ajuda jurídica. Existem pessoas, que sempre vão abusar do desconhecimento e da ignorância do artista ou autor. Cuidado com os tubarões. Tem gente que só da um passo na sua direção se eles puderem morder um pouco dos seus lucros.

8. Uma outra pessoa não mencionada antes, é a pessoa com a função de : Artista & Repertorio (A & R). Grandes empresários ( geralmente gravadoras que são também produtoras ) tem uma pessoa com muita bagagem do meio artístico, que procura novos talentos, músicas novas que se adaptam 'a um determinado artista contratado por eles, etc.
Atenção: algumas A & R são pessoas calibradas e profissionais ao extremo, mas seja esperto e educado com essas pessoas: De tanto verificar, ouvir demos, se envolver com artistas, contratos, etc, tem algumas dessas pessoas são pessoas enjoadas, metidas e só vivem estressadas. Meia hora que você conversa com elas, você logo perceberá.

9. Administração: Existe alguém que consegue ir alem do seu empresário, produtor ou gravadora. Eles rastrear suas músicas em todos os meios de comunicação e recolhem dinheiro por cada execução publica. São instituições que você deve se membra, principalmente se você é autor das composições. Essas instituições recolhem dinheiro de onde você talvez nunca poderá chegar, mas a sua música pode chegar.
Eles detectam por exemplo, se uma música sua foi tocada em uma radio lá no Japão. eles detectam e cobram da estacão de radio que tocou a sua música. Essas instituições são chamadas de PRO ( Forminge Arts Organizatórios ) as mais famosas no mundo são a ASCAP e a BMI, ambas americanas. Verifique ai no Brasil, quem faz isso e quanto cobra.

10. Quando você vai gravar um álbum, há diferentes formas e maneiras de se pagar alguém envolvido no seu projeto musical. Essas formas e maneiras variam conforme prescrito nos contratos de cada função.
Alguns contratos podem serem gerais e cobrem varias funções do projeto musical, enquanto que outros são específicos, somente para algumas funções. Os contratos devem ser claros quando á que se referem e quanto a definição de pagamento.

11. As possíveis formas de se pagar alguém envolvido no projeto musical são:
- pagamento único = quando se paga alguém conforme preço combinado para fazer alguma tarefa e tchau, não se paga mais depois.
- pagamento percentual = pagamento baseado em porcentagem de vendas de álbuns, ou porcentagem de parceria, prescritas no contrato, , até o dia do vencimento do contrato.
- pagamento misto = uma mescla de pagamento com taxa de entrada, juntado com adicionais de porcentagens. Produtores musicais famosos, gravadoras famosas, etc geralmente pedem o pagamento assim.

12. As únicas músicas que você não pagará direitos autorais para ninguém são as chamadas músicas de " Domínio Publico ".
Elas são:
a) músicas que caducaram, direitos autorais com tempo já vencidos. O autor ja faleceu fazem mais que 75 anos ( varia conforme o país )
ex: um autor de música clássica.

b) autores desconhecidos, ninguém demandou solicitação de direitos autorais para aquela música.
ex: uma cantiga de criança.

13. Relembrando: Quanto mais destas funções você absorver, mais duro você terá que lutar. Quando mais estabelecido musicalmente você estiver, mais dessas pessoas você vai precisar. Você estará muito ocupado e não terá tempo para isso.

14. Algumas pessoas constroem um nome primeiro e depois parte para gravação. Outros, gravam primeiro e depois tentam criam um nome. Outros criam um nome nos ombros dos outros.
O mundo musical não é estático, ele é dinâmico. Sempre terá novos cantores, novas músicas, novos estilos, retorno de velhos estilos, regravação de músicas antigas, gravação com versão diferente, etc,etc,etc,
Apesar de alguns " apadrinhamentos " sempre haverá lugar para quem tem talento.


é autor, você não pode gravar, fazendo alguma alteração na melodia ou letra sem autorização do autor, Isso pode dar cadeia por adulteração de Copyright.

Nenhum comentário:

Postar um comentário