lixos pós jogo d Copa

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SONO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


Segundo estudo realizado por cientistas da Universidade de Temple, na Filadélfia (EUA), e publicado em 4 de novembro de 2013 no periódico "Pediatrics", dormir pouco também é um item bastante significativo para que isso aconteça.
O estudo foi feito com 37 crianças de oito a 11 anos de idade, sendo que mais de um quarto delas tinha sobrepeso ou sofria com a obesidade. Na primeira semana da pesquisa, as crianças dormiram a quantidade de horas normais. Na segunda, elas tinham seu tempo de sono reduzido ou aumentado aleatoriamente. Já na terceira, receberam um programa com o horário de ir para a cama oposto àquele da segunda semana.
Os resultados mostraram que quando as crianças dormiam por mais tempo, elas comiam cerca de 134 calorias a menos por dia e perdiam mais ou menos 200 gramas.
"Os resultados desse estudo sugerem que aumentar o sono noturno das crianças em idade escolar pode ter implicações importantes para a prevenção e tratamento da obesidade", diz a pesquisadora Chantelle Hart, da Universidade de Temple. "A função potencial do sono deve ser mais explorada."

                                                         NA ADOLESCÊNCIA 

O sono é uma condição fisiológica caracterizada por um estado comportamental reversível com modificações do nível de consciência e da responsividade a estímulos e desempenha papel fundamental relacionado com as alterações eletrofisiológicas, neuroquímicas e anatomofuncionais do cérebro. É controlado por mecanismos homeostáticos e crono biológicos e intensamente relacionado com os períodos de vigília. Um dos resultados mais imediatos do sono de má qualidade é a queda no rendimento no dia seguinte, provocando danos durante o período de vigília, como sonolência, flutuações do humor, ansiedade, baixa autoestima, lentidão de raciocínio, perda de memória, mau desempenho escolar e pessoal, predisposição a acidentes.

CONCLUSÃO: O sono desempenha papel importante no desenvolvimento físico e emocional dos adolescentes que estão em um período de intenso aprendizado e diferenciação. Paradoxalmente, porém, nos tempos atuais, vários elementos concorrem para que o adolescente não consiga dormir adequadamente, tendo em vista as pressões sociais que aumentam suas atividades, como uso excessivo de computador e telefone, novos relacionamentos afetivos, frequência a festas etc. Todos esses fatores determinam diminuição do tempo de sono noturno e consequente sonolência durante o dia.    

                                  O sono é uma importante condição fisiológica caracterizada por um estado comportamental reversível, com modificações do nível de consciência e da responsividade a estímulos internos e externos. Trata-se de um processo ativo que envolve complexos mecanismos em várias regiões do sistema nervoso central, relacionando- se com diversos processos de desenvolvimento e maturação nos primeiros anos de vida, como funções homeostáticas para conservação de energia, reposição de neurotransmissores, remodelagem de sinapses e receptores, modulação de sensibilidade dos receptores e consolidação de memória 1.

Nos âmbitos somático, psicológico e cognitivo, o sono desempenha papel fundamental relacionado com as alterações eletrofisiológicas, neuroquímicas e anatomofuncionais do cérebro. Para tanto, é controlado por mecanismos homeostáticos e crono biológicos. Enquanto aquele determina sua necessidade, um ritmo circadiano comanda sua frequência, sendo o ciclo vigília-sono determinado pelo relógio circadiano 2.

O ritmo biológico é importante para manter um cronograma de horas para dormir, estudar, trabalhar, realizar atividade de lazer e tomar refeições. O sono é um importante fator de sincronização entre as variações internas e os ciclos ambientais. Em humanos, o melhor exemplo dessa sincronização é o ciclo do sono/ vigília, regulado pela luz e pela escuridão. De acordo com sua natureza e organização social, os seres humanos são ativos durante o dia, suas funções físicas são principalmente orientadas para atividades diurnas e estão relacionadas com o ritmo biológico 3.

Em VIRTUDE disso quando há uma mudança de horário de verão nota-se esta alteração , e logo  as consequências desta alteração, no comportamento dos adolescentes e criança ,de um modo geral, que tendem acordar mais cedo para ir para escola.da intensa relação existente entre a qualidade do sono e a da vigília, um dos resultados mais imediatos do sono de má qualidade é a queda no rendimento no dia seguinte, provocando danos durante o período de vigília, como sonolência, flutuações do humor, ansiedade, baixa autoestima, lentidão de raciocínio, perda de memória, mau desempenho escolar e pessoal, predisposição a acidentes 4, 5.

MINHA DICA: aos pais respeite o sono dos seus filho, se ao vê-lo muito sonolentos vá fazendo outras coisas primeiro e deixe tudo pronto café, mochila, e deixe o uniformes tudo pronto, para que seus filhos que estudam no período da manhã possa ganhar algumas horas,ao acorda-lo, e há noite os coloquem para dormir mais cedo .  se tiver como trocar o turno deles pelo período da tarde ,na adolescência será ainda melhor o rendimento escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário