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quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Aparelho doméstico e seus cuidados




   Além do dano causado a Vida o Raio ,danifica seus eletros e eletrônicos o que fazer?

   Primeira coisa a fazer é desligar da tomada todos eletros e eletrônicos , se você já viu que a meteorologia deu chuva,prevenia-se, no meu caso eu fui a praia e havia dado chuva no final do dia,eu esqueci de tirar da tomada e a televisão da sala veio a danificar, as demais não foram atingida ,o raio tem alguns pontos específicos, e foi nesta direção onde o terramento do prédio,
 não evitou a passagem da descarga e atingiu seu equipamento.
   Quando ocorre um blecaute, o ideal é desligar todos os equipamentos sensíveis – por exemplo, computadores, televisores, aparelhos de DVD e de som. "Não necessariamente da tomada. Se o eletrônico dispõe de botão de desligar, já é suficiente para protegê-lo", avisa Lopes.
A medida também é recomendada em casos de variação da tensão – quando a energia não chega a cair completamente e oscila entre altas e baixas tensões.
No caso de descargas elétricas por raios, é recomendável instalar dispositivos de proteção contra surtos de tensão (DPS). Eles ficam junto ao quadro geral de distribuição da residência e descarregam os pulsos através do fio de aterramento. O número de dispositivos que serão instalados depende de cada residência – cada um tem preço aproximado de R$ 50.
Também existem DPSs que podem ser instalados diretamente na tomada utilizada por equipamentos sensíveis, como computadores. Além deles, há os no-breaks, equipamentos que protegem contra a sobretensão e têm bateria própria que mantém o computador ligado. São vendidos a partir de R$ 250.
 O eletrônico queimou. E agora?
Independente do motivo do blecaute, o consumidor tem direito a pedir o ressarcimento em dinheiro quando tem equipamentos danificados. Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estipula que a reclamação pode ser feita diretamente à concessionária de energia em até 90 dias. O aparelho quebrado deve permanecer guardado.
A empresa tem então dez dias para inspecionar o bem danificado. Após o período, a empresa tem mais 15 dias para definir se haverá ressarcimento ou não do valor equivalente ao equipamento. E outros 20 dias para realizar o pagamento.
"Geralmente, as concessionárias procuram se abster desse pagamento. Mas mesmo que o consumidor tenha a reclamação indeferida, pode procurar o Procon da sua cidade para buscar o ressarcimento, após esgotado o canal com a empresa", explica Carlos Coscarelli, assessor chefe do Procon-SP.

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