lixos pós jogo d Copa

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Conflito familiar





Os conflitos familiares têm sua origem na diversidade de opiniões. Tomemos como exemplo o caso entre marido e esposa. Cada qual, por maior que seja a afinidade sentimental, possui uma criação peculiar, recebida de seus familiares, em relação ao dinheiro. Não é incomum encontrar casais que, constantemente, se desentendem sobre como gerenciar o orçamento doméstico, simplesmente por enxergarem a vida financeira sob óticas diferentes.
Portanto, por mais sintonizados que duas ou mais pessoas sejam, sempre existirão opiniões divergentes, pois nenhum ser humano é igual a outro. Em se tratando, especificamente, de finanças pessoais, conflitos familiares certamente surgirão. Porém, a sabedoria está exatamente em lidar com as diferenças, transformando a ocasião em um fortalecimento da família ao invés de desunião. É sobre isso que pensei em abordar e trazer para vocês vários tipos de conflitos.

                                                SOCIEDADE EM FAMÍLIA

Normalmente se ver marido trabalhando juntos, ou parente que abrem empresa juntos ou um projetos juntos,ai surgem os conflitos:

Não é preciso ser uma estudiosa do comportamento humano para verificar que o pensamento ganha-perde está disseminado em nossa sociedade. Isso significa que ao buscar a solução de um conflito, busca-se defender os interesses pessoais em detrimento dos anseios alheios. O paradigma é: se alguém ganha, outro deve sair perdendo. Dessa forma, dissemina-se a ideia de que é preciso manipular a contraparte envolvida de modo a forçá-la fazer o máximo de concessões. Então, surgem discussões, brigas, até que alguém acabe cedendo.
Esse ponto de vista não é salutar em situação alguma, muito menos naquelas envolvendo o orçamento familiar. Toda vez que alguém sai perdendo num processo de negociação sobre como gastar o dinheiro da casa, é realizado um  saque comocional. Talvez o autoritarismo ou manipulação de quem ganhou a lide pareça resolver o problema de imediato, mas existirão reflexos negativos nas futuras relações, principalmente naquelas que não envolverão dinheiro. Sem colocar aqui pontos e estratégias diferentes um do outro um que mandar mais que o outro impor suas ideias, que muitas das vezes o outro acha que não vai dar certo e surge os conflitos de ideias e acaso isto não der certo, ai vem acusação de quem foi oposto aquela ideia, caso der certo ai juntos comemorar e surge o ciumes ,a disputa, a rivalidade, a principio pode funcionar porque cada um vai querer criar uma campanha que também possa a vir a ser bem sucedida, e isto quem ganha é a empresa. Mais ao chegar neste ponto vão enfrentar muitos conflitos, opiniões adversas, numa empresa familiar tem que colocar uma terceira pessoa da qual possa separar as funções uma do outro para que respeitem cada uma.cada um com seu qual.

é preciso pensar ganha-ganha. Principalmente se você for o(a) principal provedor(a) de sua família, em que tal posição acarretará na vontade de resolver tudo a seu modo quando houver discussão sobre como alocar os recursos financeiros. Pensar ganha-ganha pode ser traduzido como: defenda a visão da outra pessoa como se fosse a sua. Para quem está acostumado apenas a dar ordens, isso não será nada fácil, mas se estiver seguro de si, irá se espantar ao ver como as coisas serão diferentes.
Prepare-se emocional e mentalmente para rejeitar qualquer acordo que não seja satisfatório para todos os envolvidos da família. Mostre sua disposição em querer o melhor para o outro. Como consequência acabará desarmando essa pessoa e trazendo-a para junto de si. Escute (sem ataques prévios) a opinião alheia e use a diversidade de opiniões para aflorar sua criatividade – cogite soluções que nunca foram pensadas antes. Deixe bem claro: se alguém for sair perdendo, NADA FEITO: adia-se a decisão até que uma melhor solução apareça.
Ao invés do autoritarismo ou manipulação, use da franqueza, sinceridade e honestidade. Isso melhorará exponencialmente a comunicação dos membros da família. Obviamente tal atitude exigirá grandes sacrifícios iniciais, em que será preciso deixar em “banho-maria” os próprios interesses para entender o dos outros. É o tal “dar um passo atrás para, só depois, dar dois à frente”. Lembre que está fazendo algo transformador em prol da instituição mais importante de sua vida, que é a família. Essa será sua fonte de energia interna para ter a paciência necessária de forma a criar um novo ambiente, com o mínimo de conflitos. Em relação a sociedade empresarial, muitos se perdem por este egocentrismo eu criei, eu fiz acontecer, eu mereço isto ,eu mereço aquilo,  sempre tem um que perde e outro ganha. Em relação a relação de irmãos . a mesma coisa normalmente , os irmãos quer impor suas opiniões talvez o mais velho se ache no direito de saber mais que o irmão mais novo. ou quando a caçula se acha no direito de querer ser protegido pelo mais velho e acusa o mais velho de não fazer isto. Tudo se resolve com dialogo,Treinar a reação para chegar a uma solução melhor que as duas alternativas óbvias, exemplos com a relação marido e mulher de trocar ou não o carro da esposa. Com irmãos , a chave para solucionar os conflitos é ouvir uma das apartes ouve ,assimila, e depois responde,não seja impetuosos na hora de decidir ou responde evite conflitos,veja o que o outro que passar e sempre diga o que estar lhe incomodando,ou não as vezes chega em boa hora e vita conflitos,sem discussão,fale o que acha a respeito de cada situação sem impor ela como verdade absoluta, chegue a um equilíbrio, bom-senso sempre é bem vindo, ceder um pouco faz bem isso é desejar ao próximo algo tão bom quanto deseja a si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário