lixos pós jogo d Copa

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Fanatismo

Fanatismo (do Francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou politica. É extremamente frequente em paranoídes, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos variados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto a um determinado "sistema"
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.

“E disse (Jesus) também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, a orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças de dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:09-14

    As características do fanático religioso

Nessa parábola mencionada pelo Senhor Jesus podemos perceber claramente as características do fanático religioso. O crente fanático, ou seja, o fanático religioso ele se vangloria daquilo que ele faz e acredita que por causa disso ele é melhor do que os outros.
Ser cristão, não é viver de aparências, não é para praticar o que ensina a Palavra de Deus para se promover, confiando em si mesmos e desprezando os demais.
Uma das características do fanático religioso é a tendência à exaltação. Sempre me lembro do que dizia João Batista: “Importa que Ele (Jesus) cresça e que eu diminua”. O cristão verdadeiro deve viver de maneira tal que o Nome do Senhor Jesus seja glorificado através de sua vida. O homem e a mulher de Deus não buscam a sua promoção pessoal, mas busca sim que o Nome do Senhor seja glorificado por meio de sua conduta diante de todos.
Outra característica do fanático religioso é que ele tem a tendência a julgar mal e condenar as outras pessoas, na sua cabeça somente ele é justo, honesto e fiel a Deus. Jejuar, orar e consagrar a sua vida, não é para que venha se colocar em uma posição de juiz e condenar aqueles que não fazem jejum, não ora e não pratica aquilo que ensina as Sagradas Escrituras.

    Tenho exemplos de Líderes que vão em determinada mídia como Rádio gospel , e ao invés de pregar a palavra e só exaltar o nome do senhor ,ele se auto elogia, diz ,esta mensagem não é de qualidade? eu fiz psicologia na universidade tal..tal... e repete umas 3x.... e depois não satisfeito afirma que vai fazer a pós, ai o tempo todo coloca o EU...EU...EU...um egocentrismo uma vaidade, critica os demais pastores....  critica a maneira dos demais pedirem o dinheiro para pagar a rádio, posto visto que a mensagem dele tem qualidade, e que se fosse pagar uma palesta dessas no mundo secular ... o EU..EU... outro dia chamava atenção do membro e citava quem é o manda chuva desta igreja, mesmo se for em tom de brincadeira isto ofende os demais. A minha dica para que os membros não sejais fanáticos pois sendo assim você vai criar antipatia com as outras pessoas,e vai se sentir só e abandonado(a), na verdade não entre pela passagem de quem se alguém ser rejeitado por a mim bem aventurado é, não meu amigo você ser amado por todos da igreja,da sua comunidade é gostoso, pois sem amigos sem família a vida fica muito solitária , vai acabar desenvolvendo em você uma depressão profunda, pois todos nós dependemos uns dos outros, quando um cai o outro levanta, os amigos são peças fundamentais ,eles nos ajuda a desenvolver no nosso organismo sentimentos maravilhoso ,nos fazendo existir, Precisamos de Deus em primeiro lugar , mais devemos estar em comunhão com os irmãos, é gostoso, você ter alguém para partilhar os momentos da vida, é para isto que vive os psicanalista e psicólogos, ,você paga para ele te ouvir .

      O FANÁTICO RELIGIOSO ELE NÃO SÓ AFASTA AS PESSOAS DE SI COMO DE DEUS VEJAMOS:

O fanatismo religioso ao invés de aproximar o homem mais de Deus, tende a nos afastar dele. Veja o que está escrito em Provérbios 21:02-04: “Todo o caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações. Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício. Olhar altivo, coração orgulhoso e até a lavoura dos ímpios é pecado.” Devemos portanto tomar muito cuidado com as nossas atitudes, diante de Deus e diante dos homens.
Devemos nos humilhar diante de Deus e sermos humildes diante das outras pessoas. Devemos seguir o conselho do Senhor Jesus que diz: “Qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”

 Fica minha dica 

    que Deus os Abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário