lixos pós jogo d Copa

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

VIGÍLIA

              A vigília está ligado a vigiar durante a madrugada ou seja permanecer sem dormir.



Significado de Vigília: Privação (voluntária ou involuntária) do sono durante a noite: Estado de quem se conserva desperto durante a noite.

             Podemos observar que no seculo II, os Santos reuniam-se na noite da Sexta-feira da Paixão em vigília e para celebrar a ressurreição de Cristo partilhavam os sacramentos (O sacramento praticado por Cristo e pela igreja primitiva não era o pãozinho com água ou vinho, como é feito hoje). Acredito que essa seja a origem das vigílias que vemos hoje nas igrejas. Com o passar do tempo a Igreja Católica modificou essa celebração, hoje ela ainda é realiza ("A Vigília Pascal"), porém de maneira muito diferente da originalmente feita pelos santos. Com isso as igrejas protestantes copiaram a igreja católica, criando outros tipos de vigílias, muito mais diferentes ainda, na realidade tanto as igrejas evangélicas, quanto as seitas (Testemunhas de Jeová, Mórmons, Adventistas), apesar de se dizerem reformadas, restauradas e etc..., copiaram muitos rituais e liturgias da igreja católica e a maioria sem qualquer base bíblica para se apoiarem. 

            Podemos encontrar alguns exemplos de vigília no Novo Testamento.

             Podemos citar o exemplo de Cristo no Getsêmani, onde Ele se retirou para orar e pediu para os onze Apóstolos que ficassem orando. Poderíamos dizer que foi uma vigília de oração: "E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."(Mateus 26:40-41)

           Outro momento que Cristo parece estar fazendo uma vigília de oração foi durante a tempestade no Mar: "E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.(Mateus 14:23-25)

- primeira vigília: do por do sol até as 9 horas.
- segunda vigília: das 9 horas à meia-noite
- terceira vigília: de zero hora às 3 horas.
- quarta vigília: das 3 horas até a aurora.

Existe basamento Bíblico para Vigília?

                Existe ou não? Algumas pessoas vão dizer que pelo fato de Cristo ter feito então devemos fazer. Mas a questão não é se Cristo ou seus apóstolos fizeram ou não fizeram, a questão é se ensinaram que a igreja deveria fazer como pratica continua ou não ensinaram.  

              As pessoas têm o costume de usar apenas o que convém para praticar e descartam as que não lhes agradam, se alguém quiser pegar uma coisa feita por Cristo e usa-la como doutrina apenas porque Cristo fez, então vamos criar a doutrina da Transfiguração, a doutrina do Jejum dos 40 dias, e etc. Então vemos que as coisas não são feita apenas porque Cristo ou os apóstolos fizeram, mas pelo fato deles ensinarem que deveria ser feito pela igreja.

           Não conheço nenhum lugar onde tal pratica de se fazer reuniões de madrugada seja ensinada para igreja, caso alguém conheça, por favor me informe, pois não tendo concluo então que as vigílias são praticas sem fundamentos, tiradas de eventos causais. Muitas delas fica baseada nas obras de macumbaria que é feito pelas madrugadas em encruzilhadas.e se Baseiam quando Paulo e silas a meia noite louvavam e as correntes se quebraram.

As Vigílias são ruins para a Igreja?

                      Está aí uma boa pergunta. Sabemos que a Igreja deve se reunir constantemente para Orar, compartilhar, praticar boas obras e etc...: "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10:24-25)

Precisa ser de madrugada? Não, precisa. 

Pode ser de Madrugada? Sim, pode.

                      Então qual o problema da vigília? O problema é como as pessoas, acabam criando doutrinas de costumes e o que poderia ser um reunião para atender as necessidades da igreja e das comunidades a serem ajudadas, torna-se um ritual e um fardo para os membros da igreja.

                      Cria-se então a vigília da Oração, vigília do Jejum, vigília do natal, vigília do Dia das Crianças,  vigília do dia dos Namorados, vigília do Homem Aranha, vigília do Chapeuzinho Vermelho e etc... 

            Ao invés de ler esse tipo de Matéria: "Igreja evangélica causa polêmica ao fazer vigília em frente a local que recebeu o papa Francisco", gostaria sinceramente de ler essa: "Igreja evangélica faz vigília alimentando moradores de rua, no centro da cidade." , porém infelizmente até a data de hoje, vamos apenas encontrar a primeira matéria.  Sei que existe algumas igrejas que têm ótimos projetos sociais e se preocupam com as pessoas, não fazem apenas um marketing social, como a igreja Mórmon. Porém a grande maioria estão apenas preocupadas com vigílias, reuniões, dízimos e ofertas, rituais, prédios, campanhas e etc. 

Esquecem do principal, que é o verdadeiro Templo de Deus: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1 Coríntios 3:16-17)

ESQUECEM  DAS  PESSOAS

CRISTO VEIO PARA DESTRUIR OS COSTUMES E NÃO PARA CRIAR NOVOS

CRISTO MORREU PELAS PESSOAS E NÃO POR TEMPLOS DE TIJOLOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário