lixos pós jogo d Copa

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Como vencer a Inveja?

Os Jovens entre 14 há 25 anos são os mais atingidos por esta febre da internet,para o doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) Álvaro Gullo, “Os jovens têm muitas expectativas na vida, mas lhes faltam conhecimento, formação e até o apoio da família. Além das transformações psicofísicas da adolescência, eles ainda têm uma ansiedade muito grande, com vontades insatisfeitas.”   O professor afirma que, em virtude disso, muitos ficam frustrados, se deprimem e recorrem aos meios de comunicação de massa, como a televisão, os celulares e a internet, para preencher o vazio da vida moderna.   E não apenas os mais jovens. A advogada B.M., de 32 anos, conta que casou muito cedo e sofria com as agressões físicas e verbais do marido, que bebia muito. Depois de se divorciar, resolveu procurar novas amizades nas redes sociais. “Eu ficava deprimida e me sentia sozinha porque ninguém falava comigo no Facebook. Na ansiedade de conversar, me envolvi com as pessoas erradas.” Hoje, ela faz tratamento para depressão e deletou seu perfil da rede social. Para Gullo, esse caso é uma prova de que as relações na web, na maioria das vezes, são fantasias. “Quando elementos referenciais, como a família, a escola, o lazer e o companheirismo, ficam fragilizados, são substituídos por falsas relações.” Outro efeito das redes, apontado por ele, são os compartilhamentos de posts. “Mandam e recebem mensagens o dia inteiro com linguagens cifradas. E não há crescimento intelectual, pois não existe diálogo real, com a troca de ideias e argumentos.” São poucas as pessoas que utilizam desta  ferramenta para se atualizarem, informações, divulgação do seu trabalho, como em outra matérias relatei aproximar a família que mora distante e através da conversa em video pode aproxima=las com custo "0" . No bombardeio de percepções, que utiliza texto, vídeo, imagem, comentários e não deixa o internauta se desligar da internet, há outro efeito colateral: ao olhar o perfil alheio, muitos usuários passam a desejar o que é do outro. Para o bispo Francisco Decothé – que realiza a “Reunião do Descarrego”, às terças-feiras, na Universal de Santo Amaro, em São Paulo –, a atitude não é nova. “O mundo vai se modernizando e as formas vão mudando, mas não vamos esquecer que Caim desejou estar no lugar do irmão e matou Abel. Isso é algo antigo para o ser humano: é a inveja.”   
   Mas nem sempre olhar o outro e o que ele tem desperta a vontade de estar no lugar dele. O jogador Washington Santana, que ficou famoso depois de gritar “Eu sou a Universal” para as câmeras da Rede Globo durante um jogo pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista de Futebol, no final do último mês de março, revela que antes de firmar-se na carreira passou por um momento assim. “Eu estava sem jogar, vendendo chinelos para sobreviver e quando abria a internet e via notícias de outro jogador, eu pensava: ‘Ele começou comigo’. Eu me sentia deprimido, mas, no fundo, sabia que tinha condições de estar no mesmo patamar ou ir além, sem desejar o lugar dele.” Ele conta que para mudar aquela situação contou com o apoio da igreja. buscou na fé em Jesus “O pastor incentivava minha fé com boas palavras e orava por mim e minha mulher sempre teve a confiança de que eu iria vencer e me firmar.” Vamos aqui frisar que qualquer meio de comunicação que você exponha sua vida, e encontre pessoas que estão vivendo piores momentos dela, isto vai causar de certa forma uma depressão frustração ,porque não esta vivendo aquilo que o outro estar vivendo naquele momento. O fato que os testemunhos que algumas igrejas exponham ,com video, ilustrando mansões que o testemunhando possui, carros ,boa empresa ,aquilo é uma faca de dois gumes, o que está assistindo será induzido achar que só indo naquele exemplo ,por aquele caminho, alcançará o mesmo êxito, ou quando ele fica a deprimir dizendo porque eu sou bom, creio em Deus, frequento minha igreja e ainda Deus não me ouvi o? e ai vem em alguns casos, a questionar a Deus, ou o lugar onde estar não lhe traz resultado concreto ,mudam de igreja nada resolve, porque a mudança tem que vir de dentro da pessoas ,ela precisa encontrar força para lutar, querer mudar exige uma determinação. Deus não tem filhos privilegiado, não é bíblico dizer que faz por ti que te ajudarei, Mais tem muito haver com a personalidade de Deus, ele sempre disse a Josué esforça-te ser tu forte e corajoso. Ele sempre vai em busca dos fortes, dos que não desistem. Não é o fato desta ou aquela igreja, a fé inabalável tem que nascer dentro de você ,os testemunhos ajudam a dar uma injeção de ânimo, como nas palestras motivacional. Como o vitimado da inveja virtual deve fazer, para pessoas que sentem isto ,elas ja sabe como se defender ,mais quem não tem esta percepção. vai minha dica: Um pesquisa feita na China revelou que a região do cérebro onde se localiza a inveja é a mesma onde se localiza a dor. E a região do prazer do invejoso é imediatamente acionada quando ele vê o outro se dando mal. A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, que afirmou que não existe inveja branca, deu dicas para se livrar deste sentimento nada nobre. 

                                                     Para vencer a inveja
"Se eu sinto inveja, seja material, de algo que a pessoa tenha - como um carro, uma camiseta, um imóvel -, ou se eu sinto inveja, porque a pessoa é bem humorada, bem sucedida, generosa, talentosa, eu só vou poder administrar isso de forma positiva se tiver essa humildade de admitir que aquilo, de alguma forma, me incomoda. Porque, assim, posso transformar o meu incômodo em uma admiração, em uma admiração que vira ponto de partida para eu batalhar e ter aquilo, mas do meu jeitinho, não que seja roubado do outro.          
                                                    " Como se proteger?
"Tendo fé e sabendo que o invejoso é muito infeliz. Quando a gente percebe isso e devolve para ele assim: 'que o universo te perdoe', a gente também se protege desta energia negativa."
                                       
                                              
                                                    Recado aos invejosos

"Eu diria que todo ser humano guarda em si um talento, um potencial que é só dele. Então, não precisa querer pegar o do outro. A gente tem que se concentrar em desenvolver o que é nosso. E a maioria das pessoas nem se desenvolve a ponto de saber qual é esse seu talento. Eu diria assim aos invejosos: 'que invistam mais neles mesmos'. É um retorno muito mais certo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário