lixos pós jogo d Copa

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como enfrentar as Adversidades

                                     
                                        São alarmantes o números de suicidas que vem acontecendo tanto no meio artístico ,quando os anônimos, recentemente vimos uma noticias que abala os fãs do cinema mundial. Robin William . Pensando em tantas tragédias, vamos tentar passar alguns dicas de como amenizar situações de crise  Na verdade, graças a Deus pela adversidade! Aprender a lidar e superar as adversidades, é o que nos faz ser quem somos. Cada desafio, a cada dificuldade que enfrentamos com êxito na vida serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros. Quando alguma circunstancia tenta te abater te paralisar ,lembre-se sempre dos momentos bons vividos , e se isto for a causa de você ficar triste de lembrar que você foi feliz e que não mais poderá a voltar a ser por alguma perda,seja financeira, sentimental , ou de alguém que partiu e nunca mais o verás ai sim você precisa mesmo de Deus, pois se buscarmos a palavra de Deus encontraremos forças para prosseguir,por que nela encontramos vários exemplos de superação, na saúde, família, financeira, morte como foi o caso de Davi,quando perdeu seu filho, não busque refugio no álcool pois ao passar seu efeito,a depressão volta, os verdadeiros amigos sempre vão querer te ouvir, tentar encontrar uma saída ,não se isole, pois a solidão gera pensamentos de derrota.
                                     Heródoto, filósofo grego, disse: “A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência.”Quando você responder de forma positiva e construtiva aos seus maiores desafios, as qualidades as forças e virtudes como, coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança emergem lá de dentro. É claro que, dado que somos humanos, é muito fácil cairmos na auto-piedade, na injustiça da vida, ou na armadilha do “porquê eu?”. Quando fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade. No entanto, assim que conseguimos ou nos permitimos pensar mais claramente, que somos capazes de deixar a vitimização auto-destrutiva e pensamentos improdutivos, também ficamos mais capacitados  para lidar com o que está diante de nós.
                                 

DICAS PARA SUPERAR A ADVERSIDADE

1. Esteja atento, e aceite que a adversidade é inevitável na vida. Como já foi referido, a adversidade faz parte da vida. Uma vez que nos aconteça algum infortúnio, não o aceitar ou resistir-lhe só vai fazer com que persista. Não quero dizer com isto, que sejamos passivos ou complacentes com a adversidade e que ao aceitá-la nada façamos para minimizar ou recuperar dela. Não é nada disso, o que quero dizer é que aceitar é um caminho para se desprender e reestruturar-se. É uma forma viável de procurar caminhos alternativos e seguir em frente.  Onde quer que possamos ir existe certamente alguma forma de adversidade, mesmo que não seja a nossa. Há inundações, tsunamis, guerras e calamidades de todos os tipos. Mesmo dentro do seu próprio círculo de familiares e amigos há perda, morte e tragédia. Embora a dor seja inevitável, o sofrimento exacerbado é opcional. Tal, como por contraste a felicidade é possível mas é opcional.  Então o que podemos fazer?

2. Construa os seus recursos internos. Antes que a  adversidade o atinja, deve propor-se a trabalhar no seu equilíbrio emocional, deve fortalecer a sua musculatura emocional, coragem e disciplina. Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode preparar-se mentalmente para enfrentar as adversidades de cabeça erguida. Não será muito diferente do sentimento quando chega um diagnóstico inesperado, e tudo que você enfrentará diante dele, você vai para guerra lutar contra todos as circunstancias, evencer e vencer ,decidir lutar pela sobrevivência, A preparação para reagir, para agir e saber como atuar em situações difíceis, é como um Kit de Primeiros Socorros  para quando o “uma má noticia” nos bater à porta. Se tivermos e soubermos usar, certamente evitaremos danos maiores. Outro recurso valioso é a auto-confiança. A Confiança  que tudo vai dar certo, a esperança que sempre há uma luz no fim do túnel, e esperança que “este infortúnio também passará.” Tudo na vida tem o seu lugar e propósito, cabe-nos a nós fazer essa gestão.

3. Construa os seus recursos externos. Construa um sistema de apoio baseado na família e nos amigos. Quando as coisas ficam difíceis, todos nós precisamos de encorajamento e apoio. Precisamos de alguém com quem conversar, alguém para ajudar a aliviar o fardo. Você ficaria surpreso ao descobrir quantas vezes um amigo teve uma experiência semelhante e pode ajudar a guiá-lo no momento difícil. O facto de saber que um amigo está lá quando você precisa dele, pode ser muito reconfortante. Se a sua condição perante a adversidade não for ultrapassada e gerar problemas psicológicos como a depressão ou ansiedade, não hesite em procurar ajuda profissional, seja através de uma consulta de psicologia ou de um grupo de suporte específico, como por exemplo determinados grupos de ajuda, aconselhamento pastoral.

 4.  Desculpe Nietzsche, mas não posso concordar integralmente na  afirmação, esta tese“o que não nos mata torna-nos mais fortes“, ela não é completamente realista. Por exemplo, se você não tiver construído e desenvolvido determinados tipo de resistência ou experiência suficientes para lidar com a dificuldade, a adversidade pode esmagá-lo. Então na verdade isso vai fazer você ficar mais forte.  Não necessariamente,  se você não tem prática no enfrentamento dos obstáculos, sempre tem que haver uma preparação nos pros e contras de qualquer situação, sabe aquelas pessoas que pensam sempre no plano "B", elas estão sendo preparadas para as circunstancias contrarias. Como tudo na vida, a preparação é amiga da eficácia e do sucesso. Sem preparação o fracasso é uma possibilidade muito forte. E mesmo você se preparando por exemplo: Sabemos que a morte é inevitável, e quando esta perda acontece você mesmo estando preparado ,você se abala sim, mais esteja pronto para refazer sua vida ,recomeçar, busque forças em Deus, em algo que você gosta de fazer ,se apegue naquilo que  ama e te dar razão para prosseguir. 

5. Inspire-se e aprenda com os outros que têm que lidar com o sucesso e com a adversidade. Há muitas histórias inspiradoras de pessoas que superaram obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles triunfaram sobre as suas adversidades para viver uma vida produtiva e bem-sucedida, em vez de se renderem a elas. Para aprofundar este tema,  No entanto, ao tomar consciência das estratégias e formas que essas pessoas accionaram e/ou utilizaram para fazer face aos seus problemas ou para ir ao encontro dos seus sonhos e objetivos, pode promover e estimular em si uma mudança de perspetiva face à sua situação. Este mudança de perspetiva pode ser promotora para descobrir novos caminhos para a resolução da situação difícil em que se encontra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário