lixos pós jogo d Copa

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ostentação gospel


                        Estes acontecimentos se repetem muito dentro das igrejas, vi pessoas ostentando em forma de testemunho ,subindo em púlpitos para dizer que trocou de carro, que comprou objetos caro, falam marca, cor  etc.. casas, carros luxuosos, mais na verdade ali tem uma vaidade, mostrar que tem , virou sinônimo de ser abençoado quem tem mais. Nisto ta nascendo muitos invejosos, ai fala se ela tem eu vou ter...nasce muitos frustrados dentro no Mundo Gospel. O modelo mais caro destas botas custa em média r$2 mil reais, de fato se faz necessário dar um testemunho deste, onde a população brasileira,muitos não ganham isto por mês? igreja é lugar de todo tipo de pessoas com poder aquisitivo muito alto com pessoas famintas. Desnecessário.disso a IURD Preserva eu nunca ouvi um testemunho nem de pastores nem de bispo, dizer que tem, as noticias acontecem através da mídia ,mais jamais usaram púlpito para testemunhar este tipo de coisas, que é desejo da pessoa, e pelo que ela vende de CD,é natural que tenha 10 pares desses.. Mais longe da realidade da maioria população brasileira.
“Usar uma calça jeans de grife ou qualquer outra coisa de marca é suficiente para tirar uma pessoa insegura do tédio da insignificância e levá-la à ilusão de pensar: ‘Agora eu sou importante! Se você não acredita, dê uma olhada na etiqueta da minha roupa!’” — Chaytor D. Mason, psicólogo.
   PARA conseguirem a admiração dos outros, alguns ostentam roupas de grife e outros itens chiques. Em certo país asiático, por exemplo, os “novos ricos amam produtos luxuosos — itens importados, como bolsas francesas e carros esportivos italianos. Mas o que eles mais amam é exibir [sua riqueza]”, diz um artigo do jornal The Washington Post.
É claro que não há nada de errado em aproveitar as coisas boas resultantes de seu trabalho. A Bíblia diz: “Que todo homem coma e deveras beba, e veja o que é bom por todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.” (Eclesiastes 3:13) Mas é sábio ostentar, ou exibir, nossos bens? O que a Bíblia diz?

“O rico tem muitos amigos”

Quando alguém rico ou que finge ser rico ostenta seus bens, que tipo de amigos ele talvez atraia? A Bíblia nos dá uma dica neste sábio provérbio sobre a natureza humana: “O pobre é desprezado até pelo seu vizinho, mas o rico tem muitos amigos.” — Provérbios 14:20, Bíblia na Linguagem de Hoje.
Isso dá a entender que os “muitos amigos” do rico na verdade não são amigos da pessoa em si, mas das riquezas dela. A suposta amizade e os falsos elogios deles são motivados por puro interesse. A Bíblia chama esse tipo de conversa de “fingimento para cobiça”, ou ganância. — 1 Tessalonicenses 2:5.
Então, pergunte-se: ‘Que tipo de amigos eu quero? Amigos que me amam pelo que tenho ou pelo que sou?’ A Bíblia mostra que nosso comportamento influencia no tipo de amigos que atraímos.

“A sabedoria está com os modestos”

Outro problema relacionado ao exibicionismo fica evidente no relato bíblico sobre o Rei Ezequias, que viveu na Jerusalém antiga. Certa vez, ele mostrou a pessoas influentes de Babilônia “tudo o que se achava nos seus tesouros”. Obviamente, sua grande riqueza impressionou os visitantes. Mas isso também deve ter estimulado a ganância deles. Depois que eles partiram, Isaías, profeta de Deus, disse corajosamente a Ezequias que um dia todo o seu tesouro ‘seria realmente levado a Babilônia. Não sobraria nada’. E isso aconteceu mesmo! Depois de anos, os babilônios voltaram e levaram todas as riquezas que pertenciam à família de Ezequias. — 2 Reis 20:12-17; 24:12, 13.
Hoje, as pessoas que ostentam sua riqueza também correm o risco de perdê-la — pelo menos parte dela. Um relatório sobre criminalidade e segurança no México diz: “Exibir ostensivamente riquezas atrai ladrões na Cidade do México. Usar joias e relógios caros e mostrar grandes quantidades de dinheiro chamam um tipo indesejável de atenção.” Fica claro que é muito melhor seguir o conselho da Bíblia de  não se orgulhar “das suas riquezas”. (Jeremias 9:23). “A sabedoria está com os modestos”, diz Provérbios 11:2.

TATUAGEM



                                   
               Não é um bom exemplo aos jovens, que buscam uma                                            carreira profissional


    Mais polemicas que envolve o senador Magno Malta e a Cantora Gospel LaurieteDepois daí, o casal dificilmente se apresentou na mídia para explicar o que aconteceu, porém a primeira aparição juntos aconteceu semanas atrás no programa da Bispa Sônia (Igreja Renascer em Cristo), "De Bem Com a Vida".

O destaque do programa não foi a entrevista concedida por ambos, mas a tatuagem que estava no braço do atual marido da Lauriete. 

Quem tem algum CD da cantora, sabe que aquela tatuagem no braço do "pastor" Magno Malta tem o mesmo formato utilizados nos álbuns da cantora. 


Vamos ver o que a Bíblia tem a dizer acerca do tema em questão. Algumas traduções da Bíblia traduzem o texto de Levíticos 19:28 de modos distintos, vejamos:

Revista e Atualizada: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”

Nova Versão Internacional (NVI): “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o SENHOR”

Para entendermos qual a tradução que melhor traduz o texto, precisamos trazer à tona o motivo de Deus ter ordenado o seu povo a não praticar essas ações. Os pagãos (aqueles que viviam sem Deus) tinham como parte da sua liturgia aos seus deuses a escarnificação dos seus corpos como forma de honrar os seus deuses e os mortos (BÍBLIA NOVA VIDA, 1990). 
E aqueles que tatuam o nome do companheiro e depois se separam? Puro sentimento carnal. O pior são as crianças que estão fazendo tatuagens indo pela cabeça dos colegas e até dos pais. Primeiro começa com um coração, uma flor... depois passa para os símbolos mais "pesados". Geralmente as pessoas que fazem tatuagem, logo escolhem ou sugerem os símbolos: serpente, escorpião, dragão, CHIFRES,CAVEIRAS, tribal… Quem se arrepende, tenta tirar a tatuagem com métodos agressivos e dolorosos, que não garantem a pele normal de volta. Nem o laser consegue tirar tudo em alguns casos. Existem profissionais de Recursos Humanos e principalmente proprietários de empresas que optam por não contratar pessoas tatuadas. Será que os pais ensinam isso para os filhos?

A importância dos símbolos:

Desde a antiguidade que os homens pintam seus corpos para oferecerem culto às divindades, desenham figuras que simbolizam ,orixás etc...marcar a própria pele, significa algo muito profundo. Significa uma adesão irrevogável, é quase uma consagração. Do mesmo modo que um boi é assinalado com ferro quente com a marca de seu dono, assim a pessoa que marca um símbolo na sua pele deve entender que isso não é uma brincadeira, ela ficará marcada para sempre. Opinião pessoal tanto profissional eu não acho nada elegante, passa uma impressão ruim. Sem preconceito, mais que passa mal impressão, do que realmente a pessoa seja, uma pessoa boa, mais dependendo do que ela coloca em seu corpo. Meu pai costumava rotular mulheres vulgares, homens marginalizados, e isto ficou eternizado da minha vida.independente da minha crença a Deus.Aos meus filhos ensino que é feio, e sempre sofrerá preconceito principalmente no mercado de trabalho.

Marçonaria



Maçonaria classifica o cristianismo como religião fanática.
      - A maçonaria classifica o cristianismo como  religião fanática, enquanto gaba-se de sua própria “Universalidade”.
     A) O Dr. Alva Mclain faz a pertinente pergunta: “ Pode um cristão pertencer ou         sustentar uma  religião que não seja o Cristianismo ?

       -Ele responde citando Gal. 1:8-9, dizendo que a maldição de Deus é contra qualquer religião que não seja o cristianismo.
  1. “ A religião da Maçonaria não é fanática. Ela admite homens de todas as crenças no seu meio hospitaleiro, não rejeitando nem aprovando nenhum por sua fé peculiar. Não é judaísmo, nem cristianismo...” (Pg. 619)
  2. “Não se mete com crenças fanáticas ou doutrinas, mas ensina  a verdade da religião fundamental’ (Pg. 618)
  3. “ se a maçonaria fosse simplesmente uma instituição religiosa, o judeu e o muçulmano, o brâmane e o budista não poderiam conscienciosamente participar de sua iluminação, mas a universalidade é a sua exaltação. em seu altar homens de todas as religiões podem ajoelhar-se. na sua crença, discípulos de qualquer fé podem alistar-se “ (Pg.439)
** Nesta citações a Maçonaria coloca-se acima do Cristianismo e de todas a religiões, como a única que tem a verdade universal, além disso coloca o Cristianismo lado a lado com as outras religiões e Cristo lado a lado com o falsos profetas que as fundaram. Isto é uma blasfêmia. Cristo é o Salvador o Salvador Universal e o Cristianismo é a verdade fundamental e eterna. (vide: Dn. 7:13-14; Jo. 1:29; 12:32; I Jo. 2:2; Fp. 2:9-11)“ A Maçonaria tem um Deus -- você não não   pode  tem uma religião sem um deus. e este deus tem um nome. Repetidas vezes na Enciclopédia Maçônica encontram-se as iniciais ‘ gaotu ‘ . este é o deus que os maçons adoram no altar deles. algumas vezes outros nomes são aplicados a ele, mas de acordo com Mackey, ‘gaotu’ é o nome técnico maçônico (Pg. 310 da Enciclopédia Maçônica).

*** Três declarações sobre o Deus Verdadeiro e Seu Cristo:
        1ª) Há somente um Deus Verdadeiro. Este Único Deus Verdadeiro existe em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Porém, não há três deuses. Há somente um Deus;
        2ª) Este Único Deus Verdadeiro veio ao mundo em carne e não a outro Salvador além de Jesus Cristo; (Jo.1:1,14; I Jo. 5:20; At. 4;12)
        3ª) O Único Deus não pode ser confessado, honrado, conhecido e adorado sem que isto seja por intermédio de Jesus Cristo. (I Jo.2:23; Jo.5:23)

        ***  Se um homem recusa a confessar e a adorar a Jesus Cristo como Deus, ele está negando ao Deus verdadeiro,  é um anticristo. (I Jo. 4:3)

        *** A Enciclopédia Maçônica diz: ‘ não há nada nela (Maçonaria) para ofender um judeus’ - Pg. 619)

             O que ofende aos judeus, que por isto tem o cristianismo como blasfemo, é a declaração deste Cristianismo de que Jesus Cristo é o seu Salvador e Deus (Jo. 10:30-33).

             Portanto, a Maçonaria não confessa o Deus verdadeiro nem o seu Divino Cristo, por isto, podemos declarar à luz da bíblia que ela nada mais é do que uma Religião Pagã e idólatra. Não há lugar nela para um verdadeiro cristão.

a Força dos Cristãos contra Novelas Globais

 
     

Audiência da novela ‘Babilônia’ cai na primeira semana

Trama das nove da TV Globo enfrenta rejeição por parte de evangélicos e conservadores.

A primeira semana de ‘Babilônia’, a nova novela das nove da Globo, enfrentou problemas de audiência. Depois de estrear com 33 pontos, a trama escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga marcou apenas 26 de média na última sexta-feira e caiu para 23 no sábado. Apesar da aprovação de uma parcela do público nas redes sociais, o folhetim vem recebendo críticas dos evangélicos e de grupos mais conservadores, que rejeitaram o beijo gay e consideram que a história destrói valores da família. 

 Já tivemos uma outra  novelas  ousadas ousada assim dentro da dramaturgia,que misturou o mundo Gospel com mundo secular, a ideia do Autor Walcyr Carrasco, e tentou passar que  somos todos iguais, sem descriminação nem preconceito. veja: Já tivemos esta novela anterior  que deu o que falar com a participação dos autores dos quais interpretavam casal gay. Novamente entra outra novela polemica que agora casal gay feminino, onde a Atriz de grande talento! Fernanda Monte Negro ,que realizou excelentes trabalhos fossem finalizar sua carreira brilhante ! com uma imagem ainda muito destorcida do que queremos para nossas famílias, a vida inteira tivemos pessoas com sua opção sexual meia indefinida , e nos últimos tempos estão divulgando um conceito nos jovens ,que assim é muito natural ,seja assim , desperte seu interesse por esta opção, enfim não concordo, haja vista que nos anos 60 , não se falava nisso, e cada um fazia o que quisesse das suas  vidas , porque cada um prestara conta do que fez com ela no juízo final. Lamentei a grande Atriz Fernanda Montenegro aceitar esta proposta de trabalho, que não traz benefício algum para sociedade como um todo! mancha sua imagem . Ela já chegou no patamar de sua carreira, que pode muito bem recusar trabalho como este que ao invés de quebrar preconceito,cria mais um pois agora vimos ela de outra forma , antes tínhamos a imagem que representava a verdadeira família brasileira, como Tony Ramos, que tem uma imagem impecável, apesar de ter vivido no filme "SE EU FOSSE VOCÊ" uma comédia vivida no papel feminino que nada desabonou nosso conceito de família, e as empresas sérias busca seus garotos propagandas ,com uma imagem exemplar . Com valores , que nos represente muito bem. Lamentamos a nossa Diva .
   As novelas globais bem antigamente colocava o negro sempre em posição inferior ,doméstico, motorista, e depois de muito questionar , debater, sobre isto elevaram a contratação dos negros para outros trabalhos dentro da telenovelas . Mais os evangélicos ainda servem como chacotas quando se coloca um pastor, ou um "crente" é sempre denegrindo a imagem do mesmo ,quando não coloca-se ele desviando, querendo dizer que todo certinho tem vontade de fazer aquelas coisas, e na nossa realidade não é assim. Somos evangélicos por opção sim, porque almejamos o reino, e muitos ja aproveitaram tudo que tinha que aproveitar , fizeram todas as vontades da carne e buscam o espiritual, o Reino de Deus, pois esta vida é passageira, e de nada levaremos ha não ser , a salvação da alma , a eternidade com Cristo.

   
              Não é a primeira vez que assistimos o beijo gay  , sem falar que a trama de Babilônia, só fala de traições ,adultérios, prostituição, crueldade, drogas , corrupções , aborto , mãe contra filha,sabemos que estamos vivendo tudo isto , mais o povo ta dando um basta nisso tudo ,o fato do povo ir as ruas ,fazendo  uma manifestação de uma proporção tão grande ! é uma indignação por tudo , no aspecto geral do que vivemos, como não podemos abrir nossa boca para falar desta pouca vergonha que tudo se leva como preconceito, descriminação, ai a maneira é ir as ruas revindicar Leis mais severas, liberdade de expressão , respeito as famílias. O autor tem que se conscientizar , que tudo isto existe , mais tem que passar esperança de mudança, que o evangelho tem feito grande trabalho na sociedade brasileira, tem libertado o drogado, tem libertado o corrupto, tem libertado o homossexualismo. Pois nos anos 50 poucos se falava nisso, porque não se divulgava o índice era menor , porque não incentivava os jovens acharem que isto é bacana , que é o certo. E na verdade a bíblia condena tudo isto.    Resultado ! estamos dando a resposta a tudo isto veja: O diretor e produtor de TV Nelson Hoineff, presidente do Instituto de Estudos de Televisão, não acredita que o boicote convocado por evangélicos seja suficiente para derrubar a audiência da trama. Segundo ele, há outras hipóteses a se considerar para o fenômeno, como o sentimento de órfão do público em relação à novela antecessora, ‘Império’, de Aguinaldo Silva, que apresentou um protagonista amado como o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero), mesmo ele tendo atitudes de vilão. Some-se a isso a reprise, às 21h15, de ‘Carrossel’, do SBT, que vem marcando surpreendentes 13 pontos. A emissora de Silvio Santos vem alardeando que a trama “valoriza a família brasileira”.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

EXPOR GESTANTE E BEBÊ


Tanto logistas ou mesmo mãe de primeira viagem, nem precisa ir para miami para fazer o enxoval aqui você encontrar tudo no só lugar com preços de atacadista.Muitas novidades!!!!aproveite.

MEGA Gestante e Bebê
 A Gestante e Bebê é o maior evento infantil do mundo. São 11 mil m² e mais de 80 mil visitantes a cada dois meses. Conhecida como uma feira de varejo com preço de atacado, ela atrai pela variedade e qualidade dos produtos e também pelos serviços oferecidos a toda família. É o único espaço onde a gestante encontra desde a chupeta até o quarto completo para o bebê.
No último dia de feira a mamãe pode ser sorteada e ganhar um quarto completo para seu bebê.O setor de Festa Infantil, oferece todos os tipos de serviços e produtos para realização de festas infantis.
Um dos grandes diferenciais da feira, é que a gestante pode fazer compras com tranquilidade, já que a feira tem um espaço onde a mãe pode deixar a garotada. Um parque infantil, com brinquedos infláveis e recreadoras.
Durante o evento a Drª Enfª Fátima Nascimento Azevedo dos Reis faz um ciclo de palestras, onde as mães podem tirar dúvidas sobre a gestação e tipos de partos.
A entrada para a feira é gratuita, assim como o fraldário e as palestras para gestantes que acontecem todos os dias, às 17h.
O evento ainda oferece praça de alimentação, teatrinho e recreação infantil com monitores além de guarda volumes.
“A cada nova edição procuramos incluir novidades. Queremos que as mães possam ter a maior tranquilidade para fazer seu enxoval, buscar informações sobre a gravidez e sobre como cuidar de seu bebê. Por isso, buscamos, além dos produtos, serviços interessantes para receber toda a família“, diz Osmar Gil, diretor comercial da Reluk Eventos, empresa organizadora da feira.
Empresas que participam e números da Expo Bebê & Gestante
Empresas conceituadas marcam presença na feira, como Castelinho, a mais antiga rede de móveis infantis do Rio de Janeiro, e outras marcas famosas do setor como Raffas, Mobikids, Tico Tica Bum. Além de outros fabricantes de acessórios, moda gestante, moda infantil, carrinhos, decoração e brinquedos.
A Gestante e Bebê, chega a seu 20º ano como a maior e mais antiga feira do segmento da América Latina. A primeira edição foi no galpão de artes do Museu de Artes Modernas - MAM e contou com 25 expositores.
“Ao longo destes 20 anos, a Gestante e Bebê cresceu e se consolidou como o principal evento do Rio centro com entrada franca e vários serviços gratuitos, além de produtos com preço baixo e muita qualidade”, conclui Osmar Paim, diretor geral da Reluk Eventos, que espera receber 85 mil pessoas nesta nova edição. Expo Center Norte (Pav. amarelo) - São Paulo - 21 a 26 de janeiro - Terça a sexta das 14 às 22h. Sábado das 10 às 22h. Domingo das 10 às 20h. Entrada Gratuita



Pavilhão Sul América - Cidade Nova-RJ - 04 a 09 de fevereiro - Terça a sexta das 12 às 22h. Sábado das 10 às 22h. Domingo das 10 às 20h. Entrada Gratuita

Gestantes e Alguns Cuidados




Neste período de férias, algumas mães querem viajar ,mais ela espera o segundo filho o que fazer?
                                                               
                                                                    Viagens de avião
- A orientação dos médicos é que só se deve viajar de avião entre o terceiro e o sétimo mês (preferencialmente até a 32ª semana). Antes disso o feto ainda está em formação, e após esse período há risco de parto prematuro. Mulheres com gestações múltiplas (de dois ou mais bebês) devem tomar cuidado redobrado. Para elas, recomenda-se não viajar a partir da 28ª semana.
- A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) recomenda às companhias aéreas que peçam uma autorização médica para as grávidas que viajarem a partir da 36ª semana (32ª, no caso de gestações múltiplas). Muitas empresas fazem essa exigência, mas a semana em que ela é obrigatória pode variar. Informe-se com a sua companhia para saber quais são os procedimentos.
- Em qualquer fase da gestação, consulte seu obstetra antes de viajar, para saber se há algum risco ou se é preciso tomar cuidados extras. Grávidas têm vontade de urinar com mais frequência. Escolha um assento no corredor para poder ir ao banheiro com mais comodidade.

- Na gestação, a quantidade de sangue circulante aumenta cerca de 50%. Ficar muito tempo na mesma posição dificulta o retorno venoso e causa inchaço, muitas vezes maior do que o já experimentado por pessoas não grávidas. Para evitar esse incômodo, recomenda-se usar uma meia de média compressão durante o voo. Faça exercícios com as pernas enquanto estiver sentada e caminhe um pouco se o voo for longo.
- Gestantes se desidratam com facilidade. Tome um litro de água para cada 6 horas de viagem.
- Use um lubrificante nasal (soro). O ar é muito seco e, como há muitas impurezas, aumenta o risco de adquirir uma infecção viral, por exemplo.- No dia anterior e durante o voo, evite alimentos que produzam gases.
- Evite chá, café e bebidas com cola. Elas são diuréticas e aumentam a vontade de urinar.

- Use o cinto de segurança o máximo de tempo possível, para evitar choques na barriga, especialmente perigosos no terceiro trimestre. Coloque-o abaixo da barriga, de forma que fique confortável.
Viagens de carro ou de ônibus- Faça paradas a cada hora e meia ou duas horas, para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve.

No destino- Cuidado com malas pesadas. Peça para outra pessoa pegar a bagagem na esteira do aeroporto e, se possível, carregue apenas uma bolsa de mão leve.
- É comum que, em viagens, as pessoas saiam muito da rotina, e isso pode ser prejudicial para a gestação. Divirta-se, mas tente manter uma alimentação saudável e regular, e um bom ritmo de sono. Lembre-se de beber água com frequência.

- Não abuse das caminhadas, principalmente sob o sol. Na praia, tome cuidado com insolação e desidratação.- Mergulho só pode ser feito na superfície, com snorkel. Com cilindro é contra-indicado durante a gravidez.

- Cavalgar, andar de moto, usar toboáguas e pular de asa delta ou de "bungee jump" também são atividades contra-indicadas.

- Leve alguns remédios básicos, principalmente se for para outro país, pois alguns deles exigem receita para medicamentos que estão liberados no Brasil. Se for usar, ligue para o seu médico antes.

domingo, 19 de janeiro de 2014

ROSEIRA E SEUS SEGREDOS


                                             OS SEGREDOS DAS ROSAS

  A propagação de rosas usando batatas requer pedaços de 15 a 20 cm de caule da planta. Os cortes de rosa enraízam bem na base de batata, pois ela fornece umidade e nutrientes para que elas se desenvolvam. É possível mergulhar os cortes em um hormônio de enraizamento ou em uma infusão de madeira de salgueiro antes de inseri-los na batata, apesar de um corte de rosa de madeira macia provavelmente não precisar desse procedimento.


1. Onde plantar?
De preferência, num local ensolarado e bem arejado. Para florescer bem e praticamente o ano todo, a roseira precisa de sol pleno, ou seja, pelo menos de 6 a 7 horas diárias de luz solar direta. Recomenda-se um local arejado, para evitar a o surgimento de fungos nas folhas e flores, especialmente em regiões chuvosas.

2. Que tipo de solo é mais adequado?
As roseiras podem se desenvolver bem em qualquer tipo de solo, mas é preferível garantir uma terra mais para argilosa, que tenha boa drenagem. O solo rico em húmus é especialmente benéfico para as rosas. Quanto ao pH, o índice ideal situa-se entre 6,5 e 7 (neutro). Em lojas de produtos para jardinagem, é possível adquirir kits para medir o pH do solo. Se for necessário fazer a correção, uma boa dica é a seguinte: a adição de 150g de calcário dolomítico por m2 de canteiro eleva em 1 ponto o índice de pH; por outro lado, 150g de sulfato de ferro por m2, diminui o pH em 1 ponto.

3. Como preparar o canteiro?
Cerca de uma semana antes de plantar as mudas, cave bem a terra até cerca de 40 cm de profundidade. Para cada m2 de canteiro, incorpore uma mistura de 15 Kg de esterco curtido de gado e 200g de farinha de ossos.

4. Qual é o espaçamento que devemos deixar entre as mudas na hora do plantio?
Existem vários tipos ou variedades de roseiras (silvestres, híbridas-de-chá, sempre-floridas, miniaturas, rasteiras, arbustivas, trepadeiras e cercas-vivas) e o espaçamento vai depender da variedade de rosa que estiver sendo plantada. É possível basear-se no seguinte:

· arbustivas: 1 metro entre as mudas
· trepadeiras: de 1 a 2 metros entre as mudas
· cercas-vivas: 50 a 80 cm entre as mudas
· híbridas-de-chá e sempre-floridas: 50 cm entre as mudas
· miniaturas: 20 a 30 cm entre as mudas
· rasteiras: 30 cm entre as mudas

5. Qual é o período ideal para o plantio?
Se o plantio for feito com mudas "envasadas" (normalmente vendidas em sacos plásticos), não há restrição para o plantio: pode ser feito em qualquer época do ano, mas os especialistas recomendam evitar os meses mais quentes, sempre que possível. Já para o plantio com mudas chamadas de "raiz nua", o período mais indicado vai da segunda metade do outono à primeira metade da primavera.

6. Como devem ser as regas das roseiras?
Logo após o plantio das mudas e até a primeira floração, regue moderadamente, mas todos os dias. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana em época de seca. Na temporada de chuvas é possível até suspender as regas. Uma dica: a terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra.

7. Qual é a adubação indicada para fortalecer e estimular a floração das roseiras?
De preferência, deve-se fazer de 2 a 3 adubações anuais: a primeira logo após a poda anual (entre julho e agosto); a segunda entre novembro e dezembro e a terceira entre os meses de janeiro e fevereiro. A melhor adubação é a orgânica, baseada em esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. As quantidades, para cada metro quadrado de canteiro, são as seguintes:

· 20 litros de esterco curtido ou 2 Kg de composto orgânico
· 200g de farinha de ossos
· 100g de torta de mamona

Espalhe a mistura em volta das plantas e incorpore-a ao solo.

8. Quando deve ser feita a poda?
A primeira poda deve ser feita cerca de um ano após o plantio e repetida todos os anos, entre os meses de julho e agosto. 
 combatê-los?
As pragas e as doenças são grandes inimigas das roseiras. 


                                                                     Os Vilões

Pulgões: São os mais comuns. Sugadores, causam deformações nas partes atacadas, principalmente brotos novos e botões. Combata-os, de maneira mais natural, com calda de fumo.

Ácaros: São quase invisíveis a olho nu e se localizam, em colônias, na parte inferior das folhas, causando grandes prejuízos. A aplicação de enxofre solúvel pode servir como prevenção.

Trips: Pequenos insetos voadores que deformam as flores, logo no início da brotação. Em grandes ataques, podem destruir completamente a planta, por essa razão, necessitam de um controle químico, sob orientação.

Formigas-cortadeiras: Fazem mais estragos nas folhas e brotos. Iscas formicidas costumam ser bem eficazes.

Besouros: A variedade é grande, mas as vaquinhas são as que mais destroem as flores. Também precisam de combate químico, quando o ataque for grande.

Mofo-cinzento: Doença causada por um fungo que tem preferência pelas flores e botões. Costuma ocorrer em épocas de chuvas prolongadas e muita umidade. Pode-se prevenir o problema com a aplicação de fungicidas.

Mofo-branco: É o famoso oídio, que não escolhe época para atacar. Os botões e as folhas são os alvos preferidos. A prevenção pode ser feita com os mesmos fungicidas usados para controlar o mofo-cinzento e o combate é reforçado com enxofre solúvel.

Mancha-preta: Ataca as folhas, amarelando-as e derrubando-as. Costuma atacar mais quando há mudanças bruscas de temperatura. Também pode ser prevenida com fungicidas.

Míldio: Surge com mais freqüência nos períodos quentes, quando há excesso de chuvas. É uma doença devastadora, capaz de destruir brotos novos e folhas e, se não for controlada, mata mesmo a planta. Qualquer suspeita de ocorrência deve ser rapidamente combatida com produtos específicos existentes nas casas especializadas em produtos agropecuários.

Lembre-se: Todo e qualquer produto químico deve apenas ser aplicado segundo a recomendação do fabricante e só deve ser adquirido após consulta com um técnico especializado, que poderá fazer a prescrição do receituário agronômico.