lixos pós jogo d Copa

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

EGOCENTRISMO


                                



Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.Gn 35:2-4

A vaidade atrapalha e afasta o homem de Deus. Normalmente ela surge em pequenos sinais, mas logo se torna poderosa. Através dela, o homem adora coisas fúteis, inverte valores, passa a amar coisas terrenas e a si mesmo mais que a Deus. O objetivo da vaidade é fazer com que a pessoa se sinta bem, bonita, interessante, atraente e importante aos seus próprios olhos e aos olhos humanos em geral. Assim, passa a investir numa conduta ditada pelos ímpios, ferindo a vontade de Deus: Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (I Jo 2:15).

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.
Ser egocêntrico consiste em uma exagerada exaltação da própria personalidade, até a considerar como centro da atenção e de atividades gerais. Na pessoa egocêntrica se encontram a imaginação e o pensamento tão permanentemente ocupados com o próprio eu e os seus interesses que é incapaz de se colocar no lugar de outro indivíduo e de contemplar, do ponto de vista de outro eu, a matriz ou aspecto que têm as coisas e acontecimentos.
Os egocêntricos são sujeitos dispostos a fazer com que outros suportem as próprias dificuldades sem os ajudar, porque não se preocupam com os pensamentos, sentimentos e problemas das pessoas que os rodeiam. Também são capazes de fingir, perante si mesmos e perante os outros, por não se atreverem a enfrentar a realidade, com medo de ferir as suas exigências.

                                                  característica do egocêntrico

A AMAR-SE A SI PRÓPRIA E NÃO AOS OUTROS
"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos," (2Tm 3:2)
"Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." (2Cor 12:15)
A palavra de Deus diz que quem não se ama não pode amar aos outros; Porém os textos supracitados fazem referência exatamente a um tipo de amor que descambará para um tipo de amor destruidor.

A SER O CENTRO DE TODA A ATENÇÃO E NÃO OS OUTROS
Leva com que os outros sejam sujeitos ao próprio. Os outros é que deverão sempre se vergar *a minha pessoa. Deus ensina o contrário e dá-nos o exemplo do próprio Jesus Cristo:
23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam 24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. (1Cor 10.23,24)
Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. (2Tm 2.10)
“...e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade...” (1Pd 5.5b)

A SER O MAIOR EM VEZ DO MENOR
Esta também é uma faceta dos egocêntricos. É difícil em nós mesmos, é contra-natura não sentirmos aquele desejo de aparecer, de estar no centro das atenções, de receber os louvores, etc. Mais uma vez a Palavra de Deus, nos oferece alguma orientações neste sentido:
"E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." (Lc 22:24,26)
26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20.26-28)
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Flp 2:3)

A DESPREZAR OS MAIS FRACOS
MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. (Rm 15.1)
Grande parte das guerras e destruições existentes no mundo acontece porque há um desprezo e uma afronta aos que são mais fracos e incapacitados.Sempre querem pisar, ficar por cima dos fracos.

A NUNCA RECONHECER QUE ERRA
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tg 5.16) 
Há pessoas que erram e ainda se orgulham dizendo: “Vocês nunca me ouvirão pedir desculpa a ninguém.” E pior ... fazem disto uma regra de vida. Pessoas assim são enfermas da alma, precisam tanto de ajuda espiritual ,oração, apoio  psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário