lixos pós jogo d Copa

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

ORGULHO

                                           
                                          ORGULHO DESTRUTIVO!

Meu tema de hoje orgulho venho trazer a luz da bíblia,porque o orgulho atrapalha tanto as pessoas, ao se relacionar com outras, e serem felizes:
  Há uma diferença entre o tipo de orgulho que Deus odeia (Provérbios 8:13) e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de sermos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia isso porque atrapalha a nossa aproximação dEle. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos estão tão cheios de si que seus pensamentos estão longe de Deus: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. Esse tipo de orgulho arrogante é o contrário do espírito de humildade que Deus procura: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3). Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua falência espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus se não fosse por Sua divina graça. Os orgulhosos, por outro lado, são tão cegos por causa de seu orgulho que acham que não precisam de Deus ou pior, que Deus deve aceitá-los do jeito que são porque eles merecem a Sua aceitação.
  Por todas as Escrituras, podemos ler sobre as consequências do orgulho. Provérbios 16:18-19 nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Satanás foi expulso do céu por causa de seu orgulho (Isaías 14:12-15). Ele teve a audácia egoísta de tentar tomar o lugar de Deus como o que reina o universo. No entanto, Satanás será lançado no inferno no julgamento final de Deus. Para aqueles que se erguem em rebelião a Deus, há nada mais em seu futuro a não ser desastre: “Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR” (Isaías 14:22). Um orgulhoso nunca admite que algo que deu certo seja mérito de um coletivo, e sim exclusivo dele,são pessoas que nunca reconhece os que os outros fazem para ela, sempre acha que é merecedor disso ou daquilo, é muito altivo ,e nunca admite um erro, que é normal do ser humano, nunca aceita uma repreensão, acha sempre que a repreensão que lhe foi dada ,foi por perseguição, ou inveja, não aceita nunca que ele pode ter errado ,sempre se colocando em posição superior a todos, ele sempre é o melhor, o que pertence sempre é o melhor, nunca elogia o trabalho do outro, ou elogia uma ação, estilo de vida, sempre com ar de crítica,que não são construtiva.querem o tempo todo ser o centro das atenções,e quando isto não ocorre, quer tirar o que o tem, a todo custo, para ser substituto daquela posição de destaque.isto é um orgulho destrutivo do ser humano. Como foi o orgulho de Saul que ,não aceitava perder o Reino para Davi.e tentou tira-lo do seu caminho a todo custo.

                                             ORGULHO CONSTRUTIVO

    Quando o orgulho é saudável? Quando recebemos a noticia de que nosso filho foi bem nos estudos, quando nossa equipe deu um bom resultado e através disso o elogiamos e recompensamos, quando nosso amigo vai bem e o elogiamo, quando ficamos felizes com um enter querido ter alcançado uma promoção, uma coisa que ele almejou muito, e para isto queremos compartilhar desta alegria.Isto é um orgulho construtivo. Procure ter este orgulho pra si, a satisfação de ver seu amigo bem posicionado em todo aspecto da vida.
Deus os abençoe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário