lixos pós jogo d Copa

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

TEMPESTADE E RAIOS COMO SE PROTEGER



                                                          Brasil: o país dos raios

São 50 milhões de descargas atmosféricas por ano com 130 mortos e 500 feridos. Por que o Brasil é o país campeão mundial de raios? "A tendência é que com o aquecimento do planeta venha ocorrer mais raios, pois o calor favorece a formação de tempestades e essa ocorrência. Então monitorar os raios em diferentes pontos do planeta permite verificar até que ponto esse aquecimento está alterando a atmosfera e gerando mais tempestades", afirma o pesquisador.


A base da pesquisa desenvolvida pelo Elat é de observação, com o desenvolvimento e instalação de equipamentos para detectar as descargas elétricas. Também são feitas análises históricas e modelos de computador para entender melhor essa ocorrência e simular sua variação para as próximas décadas.

Os raios são descargas elétricas formadas durante tempestade, entre partículas com cargas negativas nas nuvens e positivas no solo. A posição geográfica do Brasil explica seu recorde 

   O fato é verdadeiro os raios podem causar tanto ao ferimento quanto a morte,em 2013 foi constado 130 mortes no Rio de Janeiro,no Brasil o maior índice foi no Sudeste,segundo a pesquisa feita pelo grupo de elétricidade atmósferica(ELAT))o total de mortes 25%.portanto vai minha dica de segurança.
                  O filme em video" Fragmentos da Paixão " conta uma história romântica, mais segue orientações pra proteger pessoas ,aqui deixo algumas dicas:

O Carro é sim um lugar seguro contra Raios,nosso país é campeão de descarga de Raios,no carro esta descarga é amparada pela parte metálica do automóvel,as rodas tando molhada quanto secas será absorvida pelos raios e levada ao chão.

Já a pessoa que estiver fora do carro,deve manter as pernas deve ficar unidas de preferência agachado,evitará a passagem da descarga elétrica,afastadas ela servirá de para-raio.

1- fique longe de estrutura metálica,campos abertos pastos,campo de futebol ,lagos  descampados.

2- fique longe também de linhas telefônicas,evite tomar banho de chuveiro elétrico.

3- geladeiras,celulares,computadores ,de rede elétrica,cercas.

4- jamis procure abrigo em árvore.

5-procure abrigo em prédio que possui para-raio e edificações.

6- se estiver em praia e piscina saia imediatamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário